Ela sempre foi essa pessoa animada e sempre pensava lá na frente querendo sempre adiantar tudo; quando criança acordava cedinho para ir a escola, antes mesmo dos primeiros raios de sol do dia.
Pois bem, nesse domingo, indo para o clube, Maria e sua família é surpreendida por dois homens que anunciam um assalto; no carro as crianças choravam e ela extremamente assustada com a situação não conseguia sequer ouvir a voz do marido dizendo que tudo já havia passado e que todos estavam bem, afinal, só haviam levado alguns pertences.
Desde então, Maria passou a não sair mais de casa, o medo era grande e ela que sempre foi um pouco ansiosa passou a olhar os dias, as situações e as pessoas com um certo temor. O receio do novo tornou-se um fantasma constante.
Passou a não sair mais com os amigos a ponto de seu marido reclamar de suas atitudes, a relação dos dois estava muito abalada; na faculdade os amigos sentiam saudade dela... há mais de seis meses ela não pisava lá... havia trancado o curso; mesmo a rua ao lado de sua casa trazia medo; não havia largado ainda o emprego, mas a voz era trêmula ao falar com os clientes, suas mãos suavam muito e nos seus olhos movimentos involuntários eram facilmente perceptíveis, como tiques nervosos; por conta disso ela passou a usar óculos - em todas as situações, de dia e de noite.
Maria não era mais a mesma, de fato.
![]() |
Após alguns atendimentos, diante do espelho em uma das atividades expressivas corporais ela disse: - sinto que estou voltando.
Em uma outra atividade, em meio a tanta argila, enquanto moldava em suas mãos a si própria, ela disse: parece que estou me refazendo.
Em meio a tintas, de tantas cores: posso escolher só tintas alegres? traga o vermelho, o amarelo, o verde... vou tornar nessa pintura meus dias como eram antes.
Hoje Maria olha no espelho e entende porque perdeu tantos dias de sua vida e porque se esqueceu de olhar para si mesma... apenas lamenta não ter percebido antes.
Hoje volta para o seu caminho... suas pegadas mostram o caminho de volta, apontando sempre que ela deve ir a diante.
Que linda história. Emocionei. Bjus
ResponderExcluir