onselectstart='return false'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>
ESPAÇO DEDICADO A TERAPIA OCUPACIONAL E A ACUPUNTURA COM FOCO NA QUALIDADE DE VIDA, CONSIDERANDO-A EM TODOS OS SEUS ASPECTOS: FÍSICO, PSÍQUICO, SOCIAL E OCUPACIONAL. AQUI VOCÊ ENCONTRARÁ TAMBÉM RELATOS DE CASOS CLÍNICOS, TODOS AUTORIZADOS PELOS PACIENTES CUJOS NOMES AQUI SERÃO FICTÍCIOS.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A TERAPIA OCUPACIONAL COM IDOSOS EM PROCESSO DEMENCIAL

 Durante meus atendimentos com idosos em processo demencial fico me lembrando de como era assustador, há anos atrás, ouvir o termo “demência”; ficava imaginando meus pais e avós "caducando", como se dizia até uns anos atrás, e isso me tirava a tranquilidade.
Hoje vejo de outra forma, até porque minha profissão ajudou a desmitificar tantas coisas. Vou tentar, com algumas palavras, dar algumas orientações.


Na neuropsiquiatria, o termo demência é empregado para definir a perda, freqüentemente progressiva, das funções cognitivas como: memória, orientação espacial e temporal, atenção, linguagem, alterações de comportamentos afetivos e inadequação do comportamento ao contexto social.
Estes sintomas são suficientemente graves para comprometer o funcionamento social ou ocupacional de uma pessoa.
Dentre os tipos de demências mais comuns estão: as causadas por Traumatismo Craniano, Doença de Pick, Parkinson, Huntington, Demência Vascular e a de Alzheimer, sendo esta a de maior prevalência hoje.
Caracteriza-se pela perda da capacidade de memorizar, resolver os problemas do dia-a-dia, pensar de maneira abstrata, planejar e realizar ações complexas, desenvolver atividades de vida diária como se vestir, se alimentar, utilização e manuseio de objetos, o que interfere nos 

relacionamentos e atividades sociais e profissionais.


Para pessoas com demência torna-se difícil dissociar o saber (gnosias) e o fazer (praxias), como por exemplo, acender um fogão ou dirigir um carro.
A Terapia Ocupacional interessa-se com os problemas do homem em sua vida de atividades. O objetivo da sua intervenção para pessoas com alterações neuropsicológicas consiste em diminuir as limitações funcionais e estimular o desempenho da função, favorecendo-lhe um maior grau de autonomia e independência no desempenho das suas atividades.



Quando danos cognitivos limitam a capacidade do indivíduo de lembrar-se de procedimentos e precauções associados a tarefas da vida diária, os terapeutas ocupacionais estimulam o desenvolvimento de atividades que servirão como desafios terapêuticos para colaborar com os indivíduos a melhorar os componentes de desempenho da tarefa a ser realizada.
Na prática clínica para tratamento de pessoas com demência, recomendo uma combinação de técnicas que objetivam mudar a pessoa, a tarefa e o ambiente de modo que haja menos exigência sobre a memória, a fim de melhorar o cuidado e reduzir a confusão e frustração.
Cartões ou sinais com indicativos das ações podem ser colocados em locais estratégicos, como: exibir rótulos ou gravuras dos itens contidos em gavetas e armários, uso de relógios e calendários.
A estimulação da atenção de si próprio promove a autonomia. Esta atenção engloba as atividades para alimentação, higiene pessoal, banho, vestir-se, pentear-se, fazer a barba, etc.
As intervenções da Terapia Ocupacional para pessoas com demência são executadas de acordo com uma rotina preestabelecida, estimulando a orientação temporal e espacial, memória biográfica, emocional e semântica, através de atividades procedendo por exemplo à utilização de músicas, notícias, jornais, álbum de fotografias, revistas e solicitações de tarefas diversas do contexto da pessoa.
O apoio a familiares e cuidadores é primordial. O Terapeuta Ocupacional oferece suporte, desenvolvendo trabalhos psicoeducativos, favorecendo-lhes uma melhor compreensão da doença, o que podem esperar em termos de confusão, as inconstâncias do comportamento, identificar fatores ambientais que irão facilitar a função máxima da pessoa, reduzindo os níveis de angústia e estresse que a doença pode provocar.
O Terapeuta Ocupacional, com a colaboração daqueles que convivem com a pessoa, modela o ambiente de acordo com a personalidade, interesse e nível de conforto desta ajudando-a a manter sua dignidade.

Mesmo quando as capacidades são muito simples é possível manter a pessoa em atividade, permitindo a manutenção da autonomia durante o maior espaço de tempo possível e principalmente a sua qualidade de vida.
Se você conhece alguém nesse processo, indique a Terapia Ocupacional!!!

Um comentário:

  1. Boa Tarde Francisco

    Parabéns pelo Blog,gostei! Muito esclarecedor, informçãoes assim também contribui para uma boa qualidade vida. Deus o abençõe

    Um abraço
    Sol

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...