onselectstart='return false'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>
ESPAÇO DEDICADO A TERAPIA OCUPACIONAL E A ACUPUNTURA COM FOCO NA QUALIDADE DE VIDA, CONSIDERANDO-A EM TODOS OS SEUS ASPECTOS: FÍSICO, PSÍQUICO, SOCIAL E OCUPACIONAL. AQUI VOCÊ ENCONTRARÁ TAMBÉM RELATOS DE CASOS CLÍNICOS, TODOS AUTORIZADOS PELOS PACIENTES CUJOS NOMES AQUI SERÃO FICTÍCIOS.

sábado, 7 de maio de 2011

SOBRE O OLHAR E A ESCUTA

Dona Virgília é uma senhora daquelas que a gente admira muito pela vida que carrega dentro de si; com 80 anos de idade dona Virgília vai ao shopping sozinha para fazer suas compras; o que ela mais gosta é de navegar na internet; dona de uma memória invejável, fala inglês e francês.
Pois bem, numa de suas andanças sentiu uma fraqueza nas pernas, sua visão escureceu e... bom, o resto ela só foi sentir quando já estava no hospital. Havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral; ficou acamada três semanas o que trouxe seqüelas importantes e incapacitantes para sua deambulação. Hoje usa cadeira de rodas e não se conforma com sua “impotência” diante do seu quadro...
Outro dia preparei uma atividade para estimular sua locomoção funcional e, para minha surpresa quando cheguei em seu quarto ela estava tentando se levantar... fiquei parado na porta, meio escondido... admirando sua força de vontade...
Ela reclamava com as pernas, falava com elas assim: Levante! Tenha força!!! Você andava tanto... por que não quer mais? Oras, vai andar sim senhora!!!! E ela ficou quase de pé... mas não conseguia, pois a fraqueza muscular ainda era acentuada.
Decidi então entrar para realizar a atividade com ela que me disse: vamos ao jardim, pois preciso conversar com você!
Apaixonante aquele bate papo no final daquela tarde... quando ela me disse: meu filho, me perdoe, pois não quero fazer a atividade que você trouxe... quero só conversar, pois já tentei tanto andar que estou cansada... conversamos bastante e eu saí daquele atendimento com um sentimento de dever cumprido; embora não tivesse realizado a atividade que eu pretendia, saí de lá com uma lição muito importante: o olhar e a escuta são fundamentais no processo de reabilitação.
Na semana seguinte ela quis fazer a atividade duas vezes no mesmo atendimento... disse: preciso compensar o atendimento da semana passada!!! Vamos, ajeite tudo novamente!!!

3 comentários:

  1. Parabéns!!! São de blogs assim que precisamos para ajudar a melhorar a saúde no Brasil. Abraços!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...